escolhe o tema na barra lateral

Sexta-feira, 27 de Fevereiro, 2009

O que é a INTERNET ?

 INTERNET é a abreviatura de Interconnected Network, ou seja rede interligada.

É uma gigantesca teia mundial de redes de computadores, em constante crescimento e evolução, oferecendo um fantástico sistema de comunicações a todo o tipo de instituições e à generalidade de utilizadores particulares.
A Internet é um rede global de computadores que permite a muitos milhões de utilizadores de computadores partilharem e trocarem informação. Centenas de milhares de computadores ligados à Internet contêm vastas quantidades de informação a que se pode aceder a partir de um simples PC, em qualquer altura e em qualquer parte. Seja em casa, no trabalho, em viagem ou mesmo pelo telemóvel, tem-se um acesso global. Se ligar para os Estados Unidos da América, por exemplo, é tão fácil consultar informação armazenada, como para outro computador no Reino Unido, na Austrália, no Japão ou na casa ao lado da sua.
No seu essencial uma rede é um par de computadores ligados por cabo, para poderem partilhar informação, programas ou equipamento como impressoras por exemplo. A Internet é a maior de todas as redes, ou seja, milhões de computadores ligados por linhas de telefone convencionais, cabos de fibra óptica e ligações por satélite e micro-ondas. No centro da Internet, encontra-se uma rede de poderosos computadores Mainframe (conhecidos por Supercomputadores), espalhados por todo o mundo. Estas máquinas encontram-se ligadas entre si por ligações e alta velocidade, que são conhecidas por Backbones (espinhas dorsais).
Para a maior parte dos utilizadores comuns, o acesso à Internet é proporcionado por fornecedores de serviços comerciais que operam poderosos sistemas de computadores ligados à espinha dorsal de supercomputadores. Com um computador pessoal, um modem e uma conta num desses fornecedores de serviços de acesso, os subscritores limitam-se a marcar o número e a ligar os seus computadores utilizando uma linha de telefone tradicional.
Entre outros, os principais serviços telemáticos que a Internet nos oferece são os seguintes e que iremos desenvolver melhor noutras secções nesta página:

 
Correio electrónico;
Emulação de terminal;
 
 
Transferência de ficheiros;
 
 
Busca de informação;
 
 
Fóruns de discussão;
 
 
Conversação em directo
.

 
Assuntos tratados no blog:
publicado por ana às 22:44

mais sobre mim
arquivos
últ. comentários
Se o windows trabalhasse sobre Linux não era a por...
mais comentados
pesquisar